Diálogos entre um filósofo e um economista II

 

"Calma aí...deixa eu completar minha taça...passa esta garrafa de volta", retrucou o Economista, completando: "sustentabilidade tem a ver com seres mortais que pensam em um mundo melhor para as gerações futuras..."

Filósofo: "Mas isto não é uma forma de egoísmo? Tipo a velhinha religiosa que dá o pedaço de pizza para o mendigo para ela se sentir bem?"

Economista: "Sim, e não tem problema ser assim. Aliás, é da micro competição que surge a macro cooperação. Talvez Adam Smith possa ter dito isto...não me recordo"

Filósofo: "Talvez...e acho que há razão nisto de sermos auto-interessados...mas o fato é que também me parece difícil o ser humano alcançar a paz mundial...somos guerra por natureza...a Economia é a guerra por outros meios...a vida é uma luta, dizia Dona Brigida, a velhinha da novela"

Economista: "Velhinha da novela? Um filósofo assiste novela?"

Filósofo: "Claro que sim. Preciso saber como é a expressão política da Arte...mas voltando ao assunto, acho pouco provável que uma geração se preocupe muito com o futuro...somos animais, a vida é agora, luta-se no presente e para o presente, não tem como ser diferente, o leão tem fome agora, as pessoas vivem o agora, e a dita razão é marionete das paixões"

Economista: "Sim, mas é preciso poupar"

Filósofo: "I am sorry, não vou entrar nesta de poupar"

Economista: "Eu sei que não"

Filósofo: "A espécie está passando por uma transformação...em tudo que a Inteligência Artificial (#IA) conseguir substituir o humano isto ocorrerá...nos mesclaremos com máquinas? trocaremos de corpos? precisaremos de corpo ou já estaremos vivendo como pura energia?...sem ainda chegar tão longe, voltemos na questão do trabalho e da virtualização/automação dos processos produtivos - pergunto-te, sem a fifizisse da dignidade: onde restará a utilidade dos homens em uma sociedade em que a maior parte dos produtos e serviços poderá ser feita por robô?...no futuro, talvez os robôs ainda ganhem o status de 'natural'...como será que a espécie encontrará sustentabilidade nesta fase?"

 

 

21 de janeiro de 2019


 

Augustus

A Festa